O Sindsep-AM anuncia que os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 08 de julho de 2024. A decisão foi tomada durante uma assembleia geral extraordinária da categoria, realizada em 03 de julho, e a entidade sindical vem, por meio deste, tornar público o edital de paralisação.
A greve local, que se alinha à paralisação do setor do Meio Ambiente já em curso em 24 estados do país, tem como objetivo pressionar o Governo Federal a reabrir o processo de negociação para a reestruturação da carreira dos servidores. Os profissionais reivindicam melhorias nas condições de trabalho e ajustes salariais, fundamentais para a continuidade e eficácia da proteção ambiental no Brasil.
O Sindsep-AM, através do edital de comunicação de greve, busca informar à população e às autoridades constituídas sobre a paralisação, cumprindo o que determina a legislação brasileira sobre o direito de greve. O sindicato destaca a importância do diálogo e da negociação para a resolução do impasse e a retomada das atividades normais dos órgãos ambientais.
Essa greve é um reflexo das crescentes tensões entre os servidores públicos e o governo em relação às condições de trabalho no setor ambiental, que enfrenta desafios significativos, incluindo o aumento das demandas por fiscalização e conservação em meio a crescentes pressões sobre os recursos naturais do país.
Os serviços essenciais de fiscalização e conservação ambiental podem enfrentar atrasos durante o período de greve, impactando diversas operações e projetos em andamento no estado do Amazonas e em outras regiões do país. As autoridades e a sociedade aguardam uma resposta rápida do Governo Federal para minimizar os impactos desta paralisação e garantir a continuidade da proteção ambiental.
Ascom/Sindsep-AM