O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, em conjunto com representantes da Assinep e da ASFNDE, reuniu-se na última quarta-feira (26), com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir a reestruturação das carreiras do Inep, do FNDE e do MEC. A reunião teve início com os sindicalistas ressaltando a importância das autarquias para a implementação das políticas públicas da educação em âmbito nacional. Neves ressaltou na conversa que tão importante quanto o reajuste salarial dos servidores é o fortalecimento do órgão com a sua estruturação e contratação de mais servidores por meio da realização de concurso público.
O ministro se comprometeu a intermediar as reivindicações junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e à Casa Civil. Ele também afirmou que não vai abrir mão de corrigir os salários dos servidores do MEC. Santana também ouviu das associações do Inep e do FNDE a proposta de tornar as autarquias carreiras típicas de estado.
Na avaliação de Neves, a reunião foi muito importante e deixou evidente a receptividade do ministro Camilo Santana à pauta dos servidores, tanto do MEC quanto das autarquias. “O importante neste momento é continuar e reforçar as mobilizações, até mesmo para ajudar o ministro a encaminhar as demandas no MGI e no Palácio do Planalto”, concluiu.
O secretário-geral do Sindsep-DF lembrou ainda que o sindicato vai continuar fornecendo todo apoio político e material às manifestações e atividades organizadas pelos diversos setores do funcionalismo, inclusive para a deflagração de greve, caso necessário.
Sindsep-DF