Diante da escalada do genocídio promovido pelo Estado sionista de Israel, a Condsef/Fenadsef, entidade nacional representativa dos trabalhadores no setor público, reafirma a mais profunda solidariedade ao Povo Palestino e defende que o governo brasileiro rompa com todas as relações diplomáticas, comerciais, acadêmicas e militares com o estado genocida de Israel.
É fato que o presidente Lula tem acertado em seu posicionamento firme em solidariedade ao Povo Palestino, com a caracterização correta do que ocorre em Gaza como um genocídio, que avança contra civis inocentes, em especial mulheres e crianças. O Brasil apresentou, também, seguidas propostas para o cessar fogo na Faixa de Gaza, além do pleno reconhecimento, no âmbito das Nações Unidas, da soberania e da independência da Palestina.
Em 240 dias de conflito, o número de vítimas palestinas, a maioria civil e em grande parte mulheres e crianças, chega a quase 37 mil, além de quase 83 mil feridos. É responsabilidade de todos ajudar a colocar um fim a essa barbárie. O genocídio do Povo Palestino se aprofunda aos olhos do mundo, enquanto governos e estados seguem coniventes.
É por isso que acenos simbólicos, embora necessários, precisam avançar, sobretudo diante da escalada da crueldade e das amplas violações das deliberações da Corte Internacional de Justiça, do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral da ONU pelo governo do sionista Netanyahu. Os últimos ataques contra um acampamento de refugiados em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, onde inocentes se abrigavam dos horrores da guerra, foi uma nova demonstração de que não é mais possível permitir qualquer conivência com tamanha atrocidade.
Por essa razão, a Condsef/Fenadsef, ao tempo em que reafirma o compromisso com a luta dos trabalhadores, que têm suas condições de vida dilaceradas pela política de guerra do imperialismo, considera que chegou o momento do Brasil se unir às demais nações que romperam com relações diplomáticas e comerciais com o Estado genocida, para interromper a barbárie e defender a autodeterminação do Povo Palestino!
Cessar fogo imediato! Lula, rompa relações com Israel!
DA CONDSEF/FENADSEF