Os empregados e empregadas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Amazonas reuniram-se em assembleia na manhã desta quarta-feira (29) para debater e votar as propostas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 que será apresentado à direção da empresa. O encontro ocorreu no auditório da companhia, localizada no Distrito Industrial, e foi comandado pelo secretário de finanças do Sindsep-AM, Menandro Sodré, e pela secretária de empresas públicas, Glória da Cruz Queiroz.
Ao todo, a minuta contém 57 cláusulas que abordam os mais diversos temas de interesse da categoria, desde reajuste salarial e avaliação de desempenho até benefícios como assistência à saúde e auxílio creche e funeral. Todas foram previamente lidas e avaliadas por uma comissão eleita pelos próprios trabalhadores, o que facilitou o entendimento e possibilitou contribuições mais assertivas. Entre os destaques está o reajuste de 13% a partir de setembro, correspondente ao período de 01.09.24 a 31.08.25.
Com 9 anos de Conab, a analista de recursos humanos Taíssa Lins avaliou como muito produtiva assembleia e está confiante de que as contribuições dos empregados locais serão levadas em consideração na mesa nacional “Essa comissão tá muito empenhada em dar visibilidade às nossas propostas, que realmente forem acatadas, vão facilitar bastante a vida dos empregados da Conab.
Ainda na assembleia, os trabalhadores elegeram Glória Queiroz como sua representante para a plenária que ocorrerá dias 25 e 26 de junho, em Brasília, na Federação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Fenadsef).
“Esse momento de discussão é muito importante, pois é uma oportunidade para que todos se manifestem sobre as propostas apresentadas. Aqui, todos são ouvidos, todos tem voz, pois o objetivo é construirmos juntos o ACT”, comentou a secretária Glória, que é funcionária de carreira da Conab. “Para lutarmos por tudo que queremos, precisamos da contribuição de todos”, reforçou.
O secretário de finanças do Sindsep, Menandro Sodré, também enalteceu o trabalho realizado pela comissão de avaliação do ACT, destacando que o trabalho feito por eles proporcionou mais celeridade nas discussões da assembleia. “Algumas coisas já são de praxe nesses acordos, mas outras precisam efetivamente de uma análise mais cautelosa antes de ser referendada pela assembleia. Portanto, a comissão está de parabéns”.
Ascom/ Sindsep-AM