A pressão dos servidores públicos federais por reajuste de salários e melhorias nas condições de trabalho não para, e os da área de Ciência e Tecnologia (C&T) estão entre os mais engajados. Segundo o secretário de administração do Sindsep-AM e servidor de carreira do Inpa, Jorge Lobato, no último dia 18 de abril, durante um evento em Manaus, Erika Gomes, também servidora do órgão, entregou pessoalmente à Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, uma carta que expressava as principais reivindicações das carreiras de C&T.
Entre elas, a recomposição salarial de 50%, equivalente às perdas inflacionárias do setor; a incorporação da gratificação produtivista (GDACT) ao vencimento básico dos servidores; o apoio à luta geral dos servidores do Executivo por uma recomposição de 26,93%, ajustes no piso da tabela de nível superior e teto da tabela de nível intermediário, além de atualizações dos cálculos da Titulação – RT e da Gratificação de Qualificação – GQ.
Jorge Lobato destaca os esforços contínuos das entidades sindicais e do governo para alcançar um acordo satisfatório. Ele ressalta que o reajuste salarial está sendo discutido nas Mesas Específicas Temporárias, com foco na reestruturação das carreiras, que o Sindsep-AM tem assento nesses debates, juntamente com representantes do Fórum Nacional de Entidades Representativas dos Servidores das Carreiras de C&T.
Desde o final de 2023, várias propostas têm sido apresentadas visando a atualização das tabelas salariais e aprimoramento das condições de trabalho. “A nossa luta não se resume apenas a reajustes salariais, mas também à valorização das nossas carreiras. Queremos condições dignas de trabalho e reconhecimento pelo nosso empenho e qualificação”, ressaltou Lobato.
A pressão sobre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem sido intensificada com pedidos de agilidade na realização das reuniões das Mesas Específicas Temporárias. Os servidores esperam que suas reivindicações sejam atendidas em breve.
Além dos reajustes salariais, o acordo firmado na Mesa Nacional de Negociação Permanente prevê melhorias nos benefícios assistenciais. A partir de maio deste ano, está previsto um reajuste significativo, incluindo um aumento de 51% no montante destinado ao valor per capita da Saúde Suplementar, reajuste do Auxílio Alimentação e da Assistência Pré-escolar.
Diante desse cenário, a diretoria do Sindsep-AM convoca todos os servidores a permanecerem mobilizados, demonstrando a importância e a força do movimento em busca de conquistas significativas para as carreiras de Ciência e Tecnologia.
Ascom/Sindsep-AM