Servidores federais aposentados, pensionistas e anistiados civis já podem consultar o comprovante de rendimentos para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) pelo portal SouGov.br. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), não é necessário se dirigir à unidade de gestão de pessoas para solicitar o documento referente a 2023. Tudo pode ser feito de forma on-line.
Siga o passo a passo para obter o informe:
1º) Acesse o SouGov.br (aplicativo ou versão web). Na tela inicial, em “Autoatendimento”, selecione a opção “Rendimentos IRPF”:
2º) Ao acessar “Comprovantes de Rendimentos (IRPF)”, será apresentado o último comprovante disponível. Em “Comprovantes de Rendimentos” será apresentada a informação do seu vínculo e o respectivo ícone para a realização do download do documento:
Caso deseje visualizar os comprovantes de rendimentos (IPRF) dos anos anteriores, clique no campo do “Ano” para escolher o ano desejado:
Se o interessado tiver mais de um vínculo, a relação de todos eles será exibida. Se prefirir, selecione o ícone ao lado de “Todos os Comprovantes” para que seja baixado os comprovantes de todos os vínculos em um único arquivo:
Também já estará disponível o “Comprovante referente às Diárias e Ajudas de Custo” eventualmente recebidas. Para realizar o download, basta clicar no respectivo ícone.
3º) Para enviar o comprovante de rendimentos para o WhatsApp ou o e-mail, clique nos três pontinhos no alto à direita, depois em “Enviar arquivo” e escolha a opção desejada:
Na versão web do portal SouGov.br, também é possível imprimir o comprovante. Acesse https://sougov.economia.gov.br/sougov/ e siga as instruções acima.
Dúvidas
Em casos de dúvidas dobre o comprovante de rendimentos, entre em contato com sua unidade de gestão de pessoas.
Caso não saiba qual é sua unidade, clique nas linhas ao lado do nome SouGov.br e depois em “Localizar Unidade de Gestão de Pessoas”:
Extra