Os servidores Especialistas em Meio Ambiente do Ibama, do ICMBio, do MMA e do Serviço Florestal Brasileiro possuem atribuições imprescindíveis ao conjunto da sociedade.
- Cuidam de 336 unidades de conservação. São mais de 1,7 milhões de km2 de áreas protegidas, patrimônio do povo brasileiro.
- Também são os responsáveis pelo monitoramento da nossa biodiversidade, pela elaboração e coordenação de políticas públicas e pesquisas ambientais, subsidiando ações como licenciamento e criação de áreas protegidas federais e de outros entes.
- Os trabalhadores do meio ambiente promovem a educação ambiental em todo o território nacional, coordenam agendas de bioeconomia, políticas e esforços de combate às mudanças climáticas, programas de controle do desmatamento, proteção de espécies ameaçadas, promoção do desenvolvimento socioambiental, e muitas outras atividades.
- Atuam também na prevenção e combate a incêndios florestais e biopirataria, além de atuarem de forma ininterrupta na fiscalização ambiental, inclusive das terras indígenas. Somente na Terra Indígena Yanomami, este trabalho resultou na redução em 77% da área desmatada para a abertura de garimpos em 2023.
As ações desses trabalhadores são fundamentais para apoiar e fortalecer os povos e comunidades tradicionais na proteção de seus territórios, para proteger todos os biomas brasileiros e garantir um futuro sustentável ao nosso País.
Esses servidores estão mobilizados para cobrar do governo a garantia de melhores condições de trabalho e remuneração. A reestruturação da carreira desses trabalhadores é fundamental para conter a precarização da gestão ambiental federal, o processo de evasão funcional das instituições e para fortalecer nossas florestas e biomas.
Quer ajudar a preservar o meio ambiente brasileiro? Apoie os trabalhadores ambientais no setor público!
Não tem floresta, não tem Amazônia, não tem Caatinga, não tem Mangue, não tem Cerrado, não tem Pampa, não tem Mar… Sem Servidor Ambiental Valorizado!
Condsef/Fenadsef e Ascema Nacional