A direção do Sindsep-AM se reuniu, na manhã desta sexta-feira (24), em assembleia com servidores do Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O encontro aconteceu na sede do Mapa, em Manaus, e contou também com servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
Além do secretário geral da entidade, Walter Matos, que conduziu os trabalhos, também estiveram na mesa de debates a secretária de comunicação do sindicato, Margareth Buzaglo, o secretário de finanças, Menandro Sodré, e a advogada Auxiliadora Bicharra, sócio do escritório que presta assessoria jurídica ao Sindsep-AM.
A assembleia abrangeu os principais pontos que vêm sendo discutidos pela categoria em nível nacional relativos à campanha salarial de 2024, como data-base, convenção 151 da OIT, convenção coletiva, e reajuste e reestruturação de carreiras, com a valorização dos servidores e a realização de concursos públicos para nível fundamental, médio e superior.
Além disso, foram também dados informes sobre a conjuntura geral e sobre a representatividade dos servidores nas mesas setoriais de trabalho e mesa nacional de negociações, que estão em andamento junto ao governo federal.
“Essa assembleia é uma continuidade das assembleias que vêm acontecendo, e foi positiva por termos conseguido discutir toda a pauta, especialmente no tocante às diretrizes de carreiras, que precisam indicar a melhoria da condição de vida das pessoas, com melhores condições de trabalho e de bons serviços à população”, avaliou Walter Matos.
Fora a pauta de interesse geral, também foram discutidas questões específicas dos servidores do Mapa e, por fim, a assessoria jurídica também prestou esclarecimentos sobre algumas ações em andamento, como 1/3 de férias; 13,23%; 28,86% e Pasep, entre outras.
Servidora do Executivo há 38 anos, sendo 32 no Mapa, Maria Suely Melo avaliou de forma positiva o encontro. “Foi muito esclarecedor, pois pudemos tirar dúvidas sobre muitas coisas que, às vezes, não temos acesso”, comentou.
Ascom/Sindsep-AM