Nesta sexta-feira (28), o plano de carreira do setor de Ciência & Tecnologia (C&T) completa 30 anos. A estruturação foi promulgada em 28 de julho de 1993 e abarcou trabalhadoras e trabalhadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de uma série de instituições de pesquisa vinculadas ao governo federal.
Em alusão à data, o Fórum de Ciência & Tecnologia publicou uma carta direcionada a servidoras e servidores da área, além de senadores da República, para celebrar a data e expor as atuais bandeiras de luta, como a desvalorização salarial e a falta de pessoal nos órgãos públicos.
O secretário de Administração do Sindsep-AM, Jorge Lobato, que é membro do Fórum de C&T e servidor de carreira do Inpa, participa da celebração desta data no fórum da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento iniciou no último dia 23 de julho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e vai até este sábado (29). O tema é ‘Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido’.
A estimativa é que a programação reúna 100 mil pessoas até o fim do evento. Na última quarta-feira, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, esteve presente. Na oportunidade, servidores reivindicaram a assinatura de apoio à abertura de negociações para a nova tabela salarial e pela realização imediata de concursos para cargos intermediário e assistente de C&T.
Confira a íntegra da carta publicada pelo Fórum, neste link.
Durante a reunião, no último dia 26, foi apresentada à ministra Luciana Santos a pauta de reivindicações produzida pelo Fórum no início do ano, em Belo Horizonte, e solicitado dela, em caráter de urgência, 2 ações: a assinatura de Aviso Ministerial apoiando a abertura de negociações em torno da nova tabela salarial aprovada pelas bases do Fórum em assembleias e a manifestação de apoio junto ao MGai pela abertura imediata de concurso para os cargos de nível intermediário de técnico e assistente em C&T.
Além da reunião com a Ministra Luciana, o Fórum fez contato com outras autoridades e com o público em geral, falando sobre as questões do Sistema de C&T, nossas entidades e carreiras.
O Fórum participou ainda de ato contra o uso político do Ministério, centralmente contra a ameaça de troca de seu comando por conta da barganha em nome da governabilidade.