Nesta terça-feira (24), o Brasil celebra o Dia Nacional do Aposentado. A data é uma alusão à criação, em 1923, da Lei Eloy Chaves, que criou o primeiro sistema previdenciário do país. Em 2023, quando a comemoração chega ao seu centenário, o Sindsep-AM não poderia deixar de cumprimentar e agradecer a todas as servidoras e servidores aposentados pelas lutas travadas até aqui.
“Estamos em um novo ano, um novo governo e enfrentamos novas lutas. Nesse contexto, esperamos seguir em frente nas batalhas, buscando um resultado prático na vida de todas as trabalhadoras e trabalhadores, incluindo aqueles que estão aposentados ou são pensionistas”, comenta o secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos.
Servidor aposentado da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Matos ressalta a importância de trabalhadores que não estão mais na ativa continuarem mobilizados.
“Independentemente de serem da ativa ou não, as servidoras e servidores precisam estar sempre vigilantes na garantia de seus direitos, porque quando os servidores da ativa têm uma derrota, aquilo também reflete nas aposentadorias e pensões”, afirma.
Atualmente, o Brasil tem cerca de 37 milhões de aposentadas e aposentados, segundo calendário de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), divulgado no mês passado. “Hoje, o sindicato é formado, em parte, por pessoas aposentadas, assim como os órgãos públicos. Por isso, agradecemos o empenho das servidoras e dos servidores em todos esses anos de luta sindical e aproveitamos para cobrar a realização de concursos públicos, porque o serviço público precisa de jovens, de novos trabalhadores para continuar ativo”, pontua o secretário-geral.