O secretário de finanças do Sindsep-AM, Menandro Sodré, comandou, na manhã desta terça-feira (28), assembleia com servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Manaus, para discutir o futuro do órgão, que vem passando por sérios problemas na região. Também esteve presente o adjunto da secretaria de assuntos jurídicos do sindicato, Jorge Afonso Lasmar, servidor da Ceplac.
Na ocasião, os participantes discutiram as ameaças de extinção de quatro distritos do Inmet, incluindo o 1º, que contempla, além do Amazonas, também os estados do Acre e Roraima.
Conforme Sodré, ficou definida a produção de um manifesto trazendo argumentos contra a proposta. O documento será, posteriormente, encaminhado a parlamentares e outras autoridades visando ganhar aliados para a causa.
“O Sindsep-AM vai encampar mais esta bandeira de luta e ajudar os companheiros nessa batalha contra a extinção do 1º Distrito do Inmet, órgão de extrema importância para o serviço de previsão de tempo e clima no Brasil, ligado ao Ministério da Agricultura”, comentou.
A ideia, conforme Menandro Sodré, é fazer o manifesto chegar às mãos do titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), assim como de deputados e senadores, visando barrar a proposta de extinção.