Como parte do calendário nacional de lutas por reposição salarial, o Sindsep-AM realizará, nesta quarta-feira (9), reunião do Fórum Permanente de Mobilização dos Servidores Públicos Federais do Amazonas. Além da pauta principal, haverá análise de conjuntura política e também a participação da assessoria jurídica do sindicato, que dará informes e tirará dúvidas acerca de processos judiciais em andamento.
“Vamos dar continuidade a essa reunião ampliada que temos realizado com a base de filiados do Sindsep-AM. A ideia é seguir o calendário nacional e discutir nossa situação enquanto classe e, se for o caso, deliberar uma ação mais contundente”, afirma o secretário de Administração do sindicato, Jorge Lobato.
No dia 9, as entidades nacionais que representam o serviço público federal irão realizar a instalação dos comandos de construção e preparação da greve. O indicativo de início é 23 de março. Além disso, no dia 16, haverá um Dia Nacional de Paralisação, Mobilização e Greve, com ato em Brasília e nos estados.
A campanha pela reposição salarial de 19,99%, tocada por entidades que representam os servidores públicos, toma como base a correção da inflação dos últimos três anos de governo Bolsonaro. Apesar disso, a categoria já está com os salários congelados há cinco anos.
A data-limite para que essa reposição salarial seja proposta pelo governo federal via projeto de revisão geral é 5 de abril, a considerar que 2022 é um ano eleitoral. Já a proibição de qualquer tipo de reajuste vale a partir de 4 de julho. Até o momento, Bolsonaro e Paulo Guedes não deram qualquer indicativo de que irão cumprir qualquer uma dessas datas.
Informes
A assessoria jurídica do sindicato também estará presente na reunião para atualizar a base dos processos judiciais em tramitação e para tirar possíveis dúvidas. Tratará também das possibilidades de aposentadoria para os servidores e fará orientação a esse respeito.
“É a oportunidade de a base conversar com a assessoria jurídica e esclarecer questões que ainda vemos bastante no dia a dia. Por isso, deixo meu convite aqui desde já”, afirma Geralda Oliveira, secretária de Assuntos Jurídicos do Sindsep-AM.