O secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (19) com o deputado estadual Wilker Barreto para interceder, mais uma vez, pela causa dos agentes de endemias demitidos em 2015 no governo José Melo. Esses trabalhadores, que hoje vivem em situação crítica, são oriundos da Sucam/Funasa, base da entidade.
Além do secretário e do parlamentar, também participara do encontro, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Izabel Alcira e Enilde Mota, integrantes da comissão dos agentes demitidos.
Matos relatou a Barreto a trajetória do imbróglio vivido pelos agentes desde que foram dispensados do Estado, há cindo anos. Conforme o secretário do Sindsep-AM, foi injusto e arbitrário o desligamento dos mais de 300 trabalhadores que atuavam tanto em Manaus como no interior. “Eles foram enganados pela administração de José Melo”, afirmou Walter Matos.
O sindicalista argumentou que, à época, os demitidos eram beneficiados pela Emenda Constitucional nº 51, da Lei 11.350/06, que os tratava como servidores permanentes, o que tornou ilegal o desligamento. “Tanto uma quanto outra davam reserva legal para os agentes que estavam trabalhando em 2006, portanto estavam desobrigados de passar por processo seletivo”, argumentou.
Matos também lembrou que, tanto o governador Wilson Lima quanto o vice Carlos Almeida prometeram, na época da campanha, reintegrar os agentes, caso vencessem o pleito, mas, até agora, não cumpriram o compromisso.
O deputado se mostrou solícito a situação apresentada e pediu que a assessoria do Sindsep-AM envie ao setor jurídico do seu gabinete material que possa municiá-lo de informações sobre o assunto, para que possa fazer gestão junto aos seus colegas do legislativo estadual no sentido de apoiar a luta dos agentes de endemias.